domingo, 5 de fevereiro de 2012

As teias da Web

Assim como os fakes de Luis Fernando Veríssimo e Arnaldo Jabor grassam pela web, há muitos blogs de pseudojornalistas, pseudoanalistas, pseudointelectuais, querendo fazer jornalismo ou ciência social. Não fazem mais do que propaganda política. Há um ponto positivo na liberdade de expressão, que é o acesso e a democratização da informação. Mas é preciso atitude crítica para não se comprar propaganda por jornalismo, doutrina por teoria, gato por lebre.


No caso do jornalismo isso é bastante visível. A prova dos sete é fácil de fazer. Basta checar nas matérias se há fontes jornalísticas ou respeito ao preceito jornalístico de buscar a isenção sobre os fatos. Blogueiros apaixonados acabam publicando notas e posições oficiais sem o mínimo cuidado de checá-los ou contrastá-los com a realidade dos fatos. Assumir o discurso de um governo - qualquer que seja - é crime inafiançável no jornalismo. Na Ciência então, nem se fala.

Nada tenho contra a propaganda política. Apenas contra propaganda travestida de jornalismo. Só isso.

2 comentários:

  1. É isso mesmo, Alvaro.
    Aliás, os tais grupos (de pseudo-discussão) que a gente conhece só fazem propaganda.

    ResponderExcluir
  2. Sou um blogueiro apaixonado e como tal devo confessar que publiquei uma mensagem repassada cujo teor não chequei, recebi de um leitor inúmeros xingamentos e questionando porque eu publicara tamanha inverdade. Surpreso, retirei o post e fui pesquisar... Fiquei envergonhado, pois aquilo que "repassei" ingenuamente era uma montagem de fatos de diferentes épocas que transformava a cúpula do PT em muito pior do que é... Pedi desculpas ao leitor, e hoje tomo cuidado redobrado na busca de fontes...

    ResponderExcluir